Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aprenda a maneira correta de conservar cada tipo de queijo



Existem diversos tipos de queijo e, consequentemente, várias maneiras de armazenar e conservar esses produtos de acordo com as características que eles apresentam. A orientação mais importante ressaltada pelos especialistas é seguir as especificações da embalagem e do posto de venda onde o alimento foi adquirido. "Via de regra, se o produto está exposto sob refrigeração, o mais indicado é mantê-lo sob refrigeração em casa", observa Luis Otavio Moura, gerente comercial de queijos do Grupo Pão de Açúcar.
A umidade é a característica principal a ser observada no queijo para escolher como e onde ele deve ser armazenado. Ela é determinada pelo tempo de maturação ao qual o alimento foi submetido durante a fabricação. Quanto mais fresco, ou seja, menos maturado, maior será umidade e a necessidade de baixas temperaturas para garantir a conservação.
Queijos duros
Silmara de Andrade Figueiredo, da ABIQ, Associação Brasileira das Indústrias de Queijo, explica que os queijos duros como o reino, o parmesão e o provolone, muito maturados e secos, podem ser armazenados fora da geladeira por quase não apresentarem umidade na massa.
A professora da área de tecnologia de alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Carolina Chaves, ressalta, no entanto, que é preciso tomar cuidado com os queijos cuja embalagem indica a possibilidade de serem mantidos em temperatura ambiente, pois, dependendo da região de fabricação, o clima é mais ameno do que em outras regiões. Para ela, mesmo os mais maturados e secos não devem ser mantidos fora da geladeira em residências da região norte e nordeste do país, onde o clima é mais quente.
Ana Carolina comenta que o queijo minas curado, por exemplo, suporta ficar sem refrigeração quando a temperatura ambiente estiver em torno de 25°, média da região onde é produzido. A professora reforça a orientação para queijos importados da Europa, como o gouda, emmenthal e suíco, pois eles são adaptados para a temperatura ambiente da sua região de origem, e não para a brasileira.
Os queijos frescos, também conhecidos como brancos, são a variedade com maior quantidade de umidade e por isso devem ser conservados dentro da geladeira, tanto nos postos de venda como em casa. De acordo com Silmara de Andrade Figueiredo, esse tipo de queijo, que engloba a ricota, cotage e minas frescal, deve ser consumido em poucos dias.
A maneira correta de conservar estes queijos é colocando-os dentro de um pote hermeticamente fechado dentro do refrigerador. Como não são prensados, os queijos frescos vão aos poucos liberando líquido, que é o próprio soro do leite usado na fabricação. Silmara explica que este soro precisa ser retirado do pote sempre que se acumula, pois estimula a reprodução de leveduras.
Queijos amarelos
Os queijos amarelos com textura que vão do cremoso ao macio, como muçarela, gorgonzola, prato e gouda, também devem ser mantidos na geladeira. A professora Ana Carolina Chaves orienta que todos os tipos precisam estar o mais protegidos possível contra o ar, por isso o ideal é guardá-los embrulhados em papel filme ou mesmo em potes fechados, sob refrigeração. Papel alumínio e celofane também podem ser usados.
A especialista em tecnologia de alimentos explica que os tipos Brie e Camembert devem ser guardados cobertos pelo papel original com o qual são comercializados, pois é uma embalagem especial que ajuda a manter a característica casca branca e aveludada. Ana Carolina também especifica que os queijos mofados precisam ser vedados com muito cuidado, pois caso sejam colocados na geladeira abertos podem, além de trocar odores com os outros alimentos, acabar contaminando os outros itens com os fungos naturais de sua composição.
"O refrigerador em más condições higiênicas ou mesmo outros alimentos podem transferir micro-organismos para o queijo, contaminando-o. Além disso, a corrente de ar frio pode alterar a textura e também propiciar o ranço do produto. Por isso, é muito importante proteger o queijo antes de colocar na geladeira", alerta Luis Otavio Moura, gerente comercial de queijos do Grupo Pão de Açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER