Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Alimentos que ajudam queimar calorias

Frituras e doces em excesso fazem você ganhar quilinhos indesejáveis, isso todo mundo sabe. Há, porém, opções no cardápio que são capazes de promover o efeito inverso. Isso mesmo: não são fórmulas mágicas, mas existem, sim, alimentos que quando ingeridos, de certa forma, “emagrecem” – isto é, ajudam a pessoa a ficar em forma.

De acordo com a nutricionista Mariana Gonçalves, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), estão nesse caso os chamados alimentos termogênicos, que, para serem digeridos, exigem do corpo um gasto de energia maior do que os outros. “Com isso, a queima de calorias pelo organismo é maior”, explica.

Um exemplo de alimento termogênico é a pimenta. Devido à presença da substância capsaicina, além do aumento do gasto energético ela facilita a quebra das partículas de gordura que se depositam no corpo. A nutricionista alerta, no entanto, que não basta apimentar toda refeição para emagrecer. “Esses alimentos não vão produzir efeito se acompanharem opções altamente calóricas e estiverem fora de uma dieta equilibrada”, diz.

Segundo Mariana, todos os itens que contenham cafeína, como o café, o chá verde e o guaraná, também são considerados termogênicos. Como no caso de qualquer alimento, seus benefícios vão depender, no entanto, das quantidades e da frequência da ingestão. “Até certa medida a cafeína pode fazer bem, mas acima do limite dá chance à dor de cabeça e à insônia, entre outros problemas”, ela ressalta. Além disso, a cafeína tem de ser consumida com muito cuidado por quem sofre de hipertensão ou gastrite.

A nutricionista acrescenta ainda, à lista dos termogênicos,  o gengibre. Porém, por elevar a pressão arterial, pode não ser recomendado para quem tem problemas cardíacos. “Somente um especialista é capaz de definir as quantidades ideais dentro de um cardápio saudável para cada pessoa”, afirma Mariana.

Outros alimentos que queimam calorias

Embora alimentos que contenham a substância ômega-3 – uma espécie de gordura boa para o organismo – não sejam considerados termogênicos, eles oferecem vantagens na hora de prevenir o aumento no peso. Assim, peixes como o atum, a sardinha e o salmão ajudam nos regimes de emagrecimento. “O ômega-3 leva o organismo a absorver a glicose mais lentamente, permitindo com isso que mais do açúcar seja usado para produzir energia e menos armazenado como gordura”, justifica Mariana.

Outros bons aliados na queima da gordura corporal são as fibras (presentes em hortaliças e legumes, por exemplo) e o cálcio (iogurtes, queijos e bebidas lácteas fermentadas). Ambos atuam na quebra da gordura corporal. “Alimentos que ajudam na saúde do intestino também são importantes, já que o órgão é responsável pelo melhor aproveitamento de cada um desses nutrientes”, completa a nutricionista.

2 comentários:

  1. Oi muito fofo seu blog!

    Boa semana!

    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!!! Hum.. já q a pimenta é bom, vou usar com mais frequência. rsrs
    O café fiquei surpresa rsrs, minha antiga nutri cortou pq segundo ela não tem nutriente nenhum.. aiaia

    bjos,
    Mima

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER