Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ideias para baixar o colesterol

Altos níveis de colesterol no sangue podem representar um sério risco. Mas a boa notícia é que, de acordo com um estudo canadense publicado no American Journal of Clinical Nutrition, apenas uma dieta saudável já ajuda a baixar esses níveis, além de aumentar sua disposição. O estudo concluiu que um regime rico em fibras e vegetais tem o mesmo poder dos remédios de estatina, usados para baixar o LDL, considerado como o colesterol ruim.

Clara Giacomosi, nutricionista de São Paulo, concorda com o estudo e fala sobre os alimentos que devem ser reforçados na dieta de quem precisa cuidar do colesterol. “As frutas, legumes e vegetais contém as fibras mais indicadas para inibir a absorção do colesterol pelo intestino”, afirma. “Também as proteínas derivadas da soja, além de terem essa mesma função, ainda contêm fitosterol, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol”.


Outra recomendação da nutricionista é reduzir a quantidade de gorduras saturadas ingeridas. “Para quem tem colesterol alto, é hora de optar pelos alimentos light, que são melhores para a saúde”, diz ela. De acordo com Clara, substituir o leite integral pelo desnatado, e ainda diminuir o consumo de carne vermelha também são medidas importantes. “Prefira as carnes brancas, como aves e peixes, que têm baixo nível de gordura”, aconselha.


Clara ensina ainda a grelhar os alimentos em vez de fritá-los. “Grelhar preserva as vitaminas, principalmente dos legumes”, diz. A nutricionista observa que mudar a própria dieta não precisa ser vivido como um processo sofrido, mas sim como um estímulo à busca de uma vida mais saudável. “Se você se sentir desanimado, pense que com essa nova dieta também será possível perder uns quilos extras”, sugere. Todos os recursos, enfim, valem a pena para ajudar a manter a disciplina: como diz a nutricionista, “colesterol alto é coisa séria”.


Se você não dispensa a bebida alcoólica, saiba que isso também não contribui em nada para o sucesso de sua dieta. Mas não precisa cortar o hábito de vez. “Pesquisas mostram que um copo de vinho tinto por dia ajuda a baixar o colesterol em alguns casos. Só não vale abusar”, adverte a nutricionista. Para os que, ao contrário, não costumam beber vinho e cogitam adotar o copo diário, ela recomenda uma visita ao médico antes de começar.


3 comentários:

  1. Oi Rô,
    Eu sou vegetariana, então o meu colesterol bom é alto e o ruim é baixinho. Até minha pressão é baixa peto das demais pessoas.
    Adorei o seu blog e estou seguindo vc. Ficarei muito feliz se vc tb me seguir.
    Estou sorteando um colar com pedra da sorte, vou gostar muito se vc participar.
    Bjkas e uma 5ª-feira maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com/2011/07/sorteio-da-pedra-da-sorte-luck-stones.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô,
    Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
    Agora vou procurar pelos sorteios ...
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Como tenho colesterol alto, sei de todas estas dicas decoradas. kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER