Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ideias para baixar o colesterol

Altos níveis de colesterol no sangue podem representar um sério risco. Mas a boa notícia é que, de acordo com um estudo canadense publicado no American Journal of Clinical Nutrition, apenas uma dieta saudável já ajuda a baixar esses níveis, além de aumentar sua disposição. O estudo concluiu que um regime rico em fibras e vegetais tem o mesmo poder dos remédios de estatina, usados para baixar o LDL, considerado como o colesterol ruim.

Clara Giacomosi, nutricionista de São Paulo, concorda com o estudo e fala sobre os alimentos que devem ser reforçados na dieta de quem precisa cuidar do colesterol. “As frutas, legumes e vegetais contém as fibras mais indicadas para inibir a absorção do colesterol pelo intestino”, afirma. “Também as proteínas derivadas da soja, além de terem essa mesma função, ainda contêm fitosterol, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol”.


Outra recomendação da nutricionista é reduzir a quantidade de gorduras saturadas ingeridas. “Para quem tem colesterol alto, é hora de optar pelos alimentos light, que são melhores para a saúde”, diz ela. De acordo com Clara, substituir o leite integral pelo desnatado, e ainda diminuir o consumo de carne vermelha também são medidas importantes. “Prefira as carnes brancas, como aves e peixes, que têm baixo nível de gordura”, aconselha.


Clara ensina ainda a grelhar os alimentos em vez de fritá-los. “Grelhar preserva as vitaminas, principalmente dos legumes”, diz. A nutricionista observa que mudar a própria dieta não precisa ser vivido como um processo sofrido, mas sim como um estímulo à busca de uma vida mais saudável. “Se você se sentir desanimado, pense que com essa nova dieta também será possível perder uns quilos extras”, sugere. Todos os recursos, enfim, valem a pena para ajudar a manter a disciplina: como diz a nutricionista, “colesterol alto é coisa séria”.


Se você não dispensa a bebida alcoólica, saiba que isso também não contribui em nada para o sucesso de sua dieta. Mas não precisa cortar o hábito de vez. “Pesquisas mostram que um copo de vinho tinto por dia ajuda a baixar o colesterol em alguns casos. Só não vale abusar”, adverte a nutricionista. Para os que, ao contrário, não costumam beber vinho e cogitam adotar o copo diário, ela recomenda uma visita ao médico antes de começar.


3 comentários:

  1. Oi Rô,
    Eu sou vegetariana, então o meu colesterol bom é alto e o ruim é baixinho. Até minha pressão é baixa peto das demais pessoas.
    Adorei o seu blog e estou seguindo vc. Ficarei muito feliz se vc tb me seguir.
    Estou sorteando um colar com pedra da sorte, vou gostar muito se vc participar.
    Bjkas e uma 5ª-feira maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com/2011/07/sorteio-da-pedra-da-sorte-luck-stones.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô,
    Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
    Agora vou procurar pelos sorteios ...
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Como tenho colesterol alto, sei de todas estas dicas decoradas. kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana