Seguidores

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Primeiro trimestre de gestação requer cuidados

Engravidar não é sinônimo de doença, mas alguns cuidados devem ser tomados especialmente no primeiro trimestre da gestação. Nesta fase, o embrião está sendo fixado no útero e algumas atitudes da mãe podem prejudicar o feto. Não é preciso alarde, mas é importante seguir algumas recomendações para poder, então, curtir a gravidez e esperar o bebê com tranquilidade.

No geral, os hábitos da mãe devem ser saudáveis durante toda a gestação. “Antes de engravidar, é indicado que se faça suplementação com ácido fólico para prevenir problemas neurológicos no feto. Além disso, no primeiro trimestre, o ideal é que a mulher não fume, evite bebidas alcoólicas e tenha hábitos alimentares saudáveis”, explica o Dr. Marco Antônio Capel Cardoso, ginecologista e obstetra da Pro Matre Paulista.

Corpo em movimento
Se a mãe já pratica algum exercício ou é atleta, não deve parar de correr ou nadar, por exemplo. De acordo com o Dr. Marco, a intensidade deve ser um pouco menor, mas não é preciso abandonar o esporte.

O cuidado maior fica por parte das mamães que nunca fizeram atividades físicas. Se quiserem iniciar, o melhor é esperar o primeiro trimestre passar e, então, escolher um exercício leve.

As atividades físicas aquáticas são bastante recomendadas para gestantes. “Costumo indicar hidroginástica e natação para aquelas que não praticavam antes. Os exercícios são benéficos para a saúde e, por serem na água, não têm muito impacto no corpo”, diz o Dr. Luiz Fernando Leite, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Carnes bem passadas
É comum ouvir que nos três meses iniciais da gravidez, a mulher não deve consumir peixe cru e carnes mal passadas, além de evitar frutos do mar. Segundo os dois especialistas, o melhor é mesmo seguir a recomendação para não correr riscos de contaminação por bactérias e toxoplasmose, que podem estar presentes nestes alimentos.

De acordo com Dr. Marco, nos seis meses seguintes, vale o bom senso. A alimentação deve ser saudável, com uma dieta fracionada. “Os intervalos entre uma refeição e outra devem ser curtos. A futura mamãe deve evitar passar longas horas em jejum e preferir comidas com menos calorias e de fácil digestão, especialmente se sentir náuseas”, diz.

Evite químicas nos cabelos
A opinião sobre tingir os cabelos muda de médico para médico. Nos primeiros meses, qualquer química é restrita. Mas, segundo Dr. Luiz Fernando, a partir do terceiro mês, reflexo e tintura podem ser feitos. “Os riscos estão na grande capacidade de absorção do couro cabeludo. Progressiva não deve ser feita em hipótese alguma durante os nove meses”, ressalta Dr. Marco.

Banho de imersão
Outro ponto bastante controverso é em torno dos banhos de imersão. Alguns especialistas dizem que, no primeiro trimestre, devem ser evitados, tanto em banheiras quanto na piscina ou no mar. Já os médicos Marco e Luiz Fernando afirmam que, se houver sangramento, os banhos devem ser suspensos. Caso contrário, estão liberados, desde que feitos com parcimônia.

Vale lembrar que a temperatura elevada de uma hidromassagem, por exemplo, pode fazer a gestante sentir-se mal e ter queda da pressão arterial, portanto deve ser evitada. E, de acordo com Luiz Fernando, é permitido entrar no mar, desde que não receba o impacto das ondas de frente.

Exames primordiais
O pré-natal é a melhor forma de prevenir riscos e manter a saúde do bebê e da mãe. Nos três primeiros meses, todas as gestantes devem fazer hemograma completo, teste de glicemia, tipagem sanguínea e fator RH, pesquisa das viroses, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis, HIV e hepatites B e C. O obstetra ainda solicitará exames de urina e fezes, e o primeiro ultrassom para verificar o coração do feto e saber se a gestação é única ou de gêmeos.


2 comentários:

  1. Gostei da materia bem recomendada!! e como esta esta mas nova mamãe?

    ResponderExcluir
  2. Super completa, é bem legal para as futuras mamães se cuidarem mais
    Bjs e ótima semana mamãezuxa!
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublodereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER