Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Unhas são o espelho da nossa saúde


No salão de beleza, se o esmalte também serve para disfarçar manchas e deformidades nas unhas, saiba que problemas como esses podem ser resolvidos de modo muito mais eficiente com a ajuda da alimentação. Segundo a nutricionista Renata Buzzini, de São Paulo, alguns ajustes no cardápio são capazes de devolver às unhas danificadas um aspecto saudável em pouco tempo.

De acordo com Renata, as unhas são um espelho da nossa saúde. Quando esfoliadas ou quebradiças, pode ser sinal de descalcificação, estresse físico ou fraqueza geral. Se amareladas, há chances de haver alguma desordem no funcionamento digestivo. A má alimentação e o desgaste físico e mental as tornam esbranquiçadas. “Por outro lado, unhas rijas, mas flexíveis, com aspecto rosado e brilhante, significam vitalidade e boa saúde”, explica.

Segundo ela, os grandes aliados orgânicos da beleza de nossas unhas são as vitaminas. “As vitaminas são essenciais para o funcionamento normal do organismo, atuando na formação das células, o que inclui as unhas”, diz.

Saiba como a falta algumas vitaminas e minerais podem causar problemas em suas unhas e veja quais alimentos são ricos nesses nutrientes. Se os problemas persistirem mesmo mudando sua alimentação, o ideal é procurar um médico.


Vitamina A: a deficiência nessa vitamina pode levar as unhas a ficarem com um aspecto de casca de ovo esbranquiçadas e quebradiças. Você pode encontrar a substância em alimentos como leite, gema de ovos, sardinha, abacate, acelga, pêssego, cenoura, manga e melão.

Vitamina B12: sua falta é capaz de deixar as unhas escurecidas, com uma tonalidade azul enegrecida, e com linhas longitudinais. Disponível em ostras, carne vermelha, batata, leite e derivados, entre outros.

Zinco: sem esse mineral em quantidades suficientes, a cutícula resseca e engrossa. Há descamação ao redor das unhas, que ganham linhas transversais e bem acentuadas. O zinco é encontrado no amendoim, feijão, iogurte, arroz integral, semente de girassol e frutos do mar, entre outros.

Vitamina B3: a indisponibilidade desse nutriente promove o surgimento de linhas transversais esbranquiçadas e ausência de brilho. Em casos mais graves, pode haver até mesmo o descolamento de parte da unha. Presente nas aves, no leite e derivados, ovos, cereais integrais, brócolis, cenoura, frutas secas, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER