Seguidores

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pequenas atitudes para vida ecológica

Você já parou para pensar como algumas atitudes podem ter um impacto na vida de todos a sua volta? Mas há muitas coisas que você pode fazer no seu dia a dia para cuidar mais do meio ambiente e, por consequência, das pessoas que gosta. Basta ter disposição e prestar atenção no caminho. Adotar estilos de vida mais equilibrados contribui para o bem-estar não só da sua família e amigos, mas de toda a sociedade.

Não são necessárias grandes mudanças para ter uma vida mais sustentável. Pelo contrário, muitas práticas são fáceis de serem aplicadas e acabam gerando até certa economia para você.

"Pequenas ações beneficiam o todo, porque muitas coisas estão interligadas", afirma Fábio Cidrin Alves, especialista em controle e gestão ambiental, de Brasília. O gasto desnecessário da água, o consumo de energia, a compra de alimentos industrializados...Tarefas simples que influenciam diretamente o meio ambiente e a comunidade.
Confira algumas dicas de Alves para uma vida mais ecológica:

Dia a dia

É possível começar com alguns hábitos cotidianos: escovar os dentes com a torneira fechada, evitar banhos muito quentes e longos, desligar equipamentos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados, privilegiar a iluminação com a luz natural sempre que possível, identificar vazamentos, juntar mais roupas para lavar e utilizar as escadas em vez do elevador. "Tudo isso diminui o consumo de água e energia. Prestando atenção nas simples tarefas do dia a dia, você já ajuda muito", destaca Alves.

Alimentação

A sua alimentação também tem impacto no meio ambiente. Alves aconselha a consumir produtos da estação, contribuindo para a redução de agrotóxicos, e que foram produzidos na sua região, diminuindo a emissão de carbono. “E você ainda valoriza os agricultores locais.” Segundo ele, carnes, alimentos industrializados e fast food fazem mal tanto à saúde, quanto ao ambiente. Evitá-los garante uma dieta mais saudável e a diminuição de muitas embalagens que logo viram lixo.

Transporte

Um dos principais motivos do aquecimento global são os gases de combustão emitidos pelos veículos. "A carona solidária ou o uso do transporte público contribuem para evitar problemas como esse", ressalta Alves. Você pode ampliar as suas formas de locomoção: a pé, de bicicleta, carona, ônibus ou metrô. "Além de ajudar o ambiente, essa prática diminui o trânsito – fator de estresse na maioria das pessoas."

Reciclagem

Algumas atitudes são essenciais para a melhora da qualidade de vida. O plástico pode causar muitos danos ao ambiente. Então, quando for à padaria ou ao supermercado, use sacolas de pano. "São mais ecológicas, porque você pode usá-las diversas vezes e não precisa jogá-las fora", afirma Alves. No escritório, uma dica é levar a sua caneca para não utilizar o copo plástico. "Caso contrário, use apenas um copo por dia."

Separe os resíduos de forma seletiva. "Não misture o lixo orgânico (alimentos) com o seco (papel, vidro, metal e plástico)." Além de contribuir para a reciclagem de materiais, você gera emprego para os catadores. Lembre-se: as embalagens também devem ser sempre lavadas.

Sempre que possível, compre produtos que permitam a reutilização das embalagens e que sejam fabricados com materiais reciclados. Assim, você reduz o uso da matéria-prima, gastando menos energia.

No escritório, você também pode reutilizar as folhas – que são produzidas a partir das árvores. "Use frente e verso dos papéis. Se precisar de um rascunho, pegue aquela folha que já foi utilizada."

É preciso respeitar os limites da convivência para termos mais harmonia. Se cada um fizer a sua parte, todos nós teremos uma vida com mais qualidade e com menos estresse. Reúna sua família e comecem a adotar essas práticas na sua casa. Vocês vão ver como é bom sentir que estão ajudando o meio ambiente e todas as pessoas que vivem nele. Fazer a diferença faz bem à alma!
 

Um comentário:

  1. Olá,concordo com você,se cada um fizer a sua parte,mesmo que pequeno,o Planeta Terra será um lugar muito mais bonito e agradável para se viver.Eu procuro fazer muitas coisas que você postou porque amo demais esse mundo que Deus criou.
    Ótima semana,beijos...essa sua postagem vale com certeza +1....

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER