Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aumente seu networking e turbine sua carreira

O que você faz quando recebe um cartão de visitas? Joga na bolsa e dificilmente o encontra novamente? Se a sua resposta foi sim, você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar seu networking, principalmente com pessoas que compartilham os mesmos interesses que você. E, acredite, ter bons relacionamentos pode ser fundamental para a sua carreira.

"O importante não é o número de conexões e amigos que você tem nas redes sociais, mas a quantidade de pessoas que confia em você no mercado", afirma o headhunter Marcelo Cuellar.

Por isso, há uma grande diferença entre sua rede pessoal e profissional. Os seus amigos, com quem você sai no fim de semana, são seus contatos pessoais. Colegas de trabalho, clientes, fornecedores e profissionais ligados à sua área fazem parte do seu networking.

Como fazer

"Não se pode ter pressa. O networking deve ser desenvolvido ao longo dos anos e como parte do seu trabalho. Você não vê o resultado no curto prazo", diz Cuellar. Por isso, sempre que deixar uma empresa é fundamental que você mantenha o contato com aquelas pessoas que você considera bons profissionais.

"Ligue de vez em quando e marque encontros", sugere Cuellar. O importante é não fazer com que a pessoa se sinta esquecida. Ter um bom networking não significa acionar aquelas pessoas na hora do aperto. É o início de parcerias que podem ser essenciais para sua carreira.

Além disso, você pode eleger um coach ou um mentor para dar dicas sobre o mercado. "Eles podem te ajudar com informações sobre a sua área", afirma Cuellar.

Mas o importante é sempre deixar boas impressões e se tornar referência para os seus contatos. "Networking não é amizade. Uma pessoa só vai te indicar se você for realmente boa. E isso faz parte do seu trabalho."

É claro que a sua competência conta muito, mas bons relacionamentos podem garantir uma boa empregabilidade, informações interessantes e referências, além de você estar sempre conectada com o mercado.

As redes sociais podem ajudá-la nesse processo, facilitando a relação. "Mesmo assim, é importante que você tenha o contato presencial", diz o headhunter.

Para manter amizades é preciso cultivá-las. O mesmo acontece com seus amigos profissionais. Se você não conviver com essas pessoas, o relacionamento pode enfraquecer. Para ser lembrada, é preciso se fazer lembrada. Esteja presente na vida de todos aqueles que são importantes para você, tanto pessoalmente, como profissionalmente.


2 comentários:

  1. Oi, estava passando e encontrei seu blog, achei super bacana...
    Aproveito para convidá-la para conhecer o meu cantinho, fique a vontade!

    Boa sexta pra ti!
    Bjo grande ; )
    @evelyncmo

    /cupcakerock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, passando pra desejar um lindo e abençoado final de semana!!! Bjusss

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana