Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O xadrez está na moda



O xadrez é clássico, tem a cara do inverno e vai bem nas peças mais diversas. Dos looks mais despojados (jeans, camiseta, meia-calça e camisa xadrez em flanela) aos mais sociais (blazer masculino, trench-coat, cachecóis e saias rodadas), tornou-se um dos grandes hits da estação, numa passagem clara entre os tempos: da tradição ao contemporâneo. Mais uma prova de que a moda muda e revive – com louvor – o que sempre foi sucesso.


Para os homens, as camisas farmer estão com tudo: em cores ousadas, como rosa, azul claro e vermelho intenso podem ser confeccionadas em tecidos que variam entre a flanela e o algodão; e viraram mania entre os moderninhos. Para os mais tradicionalistas, paletós e blazers mais pesados e em cores neutras funcionam muito bem – completam com o maior estilo tanto uma composição social quanto o básico jeans e camiseta. Para os pés, sapatênis e tênis baixos – inclusive com estampa xadrez – tem feito o maior sucesso entre os despojados. Mas, se optar por eles, economize nas estampas em camisas e calças.


No caso das mulheres, as opções só aumentam: vestidos, saias – no melhor estilo Londres old style com blusas sequinhas e suéter – camisas, blazers, casaquetos e sobretudos são sempre boas escolhas. Aí, o cuidado fica para os sapatos: as botas e os saltos pesados são perfeitos.



Outra dica é prestar muita atenção na função geométrica que a estampa imprime, naturalmente. “O efeito gráfico do xadrez pode aumentar a silhueta. Quanto maior o quadriculado, maior o efeito no corpo. Para quem está acima do peso, a dica é usar o xadrez miúdo; para as mais magrinhas, a escolha é livre”, ensina a consultora de estilo Livia Farah, de São Paulo.


Na prática funciona assim: quadris largos pedem xadrez na parte de cima do corpo –blusas, camisas, cachecóis e casacos. Pernas mais finas devem levar a estampa para as calças, shorts e saias. As cores também variam de acordo com o biótipo de cada pessoa: no primeiro caso, os tons sóbrios (marrom, preto, cinza, cáqui, azul e bordô) são ideais. No segundo, pink, roxo, azul, verde e rosa claros casam perfeitamente.


Escolhendo o tipo de estampa que mais de adéqua ao seu tipo de corpo e ao seu estilo, você valoriza formas e mantém o estilo, sem errar.

Um comentário:

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER