Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas de congelamento


Atualmente é quase impossível para a maioria da população preparar uma comida fresquinha diariamente . A correria do dia-a-dia faz com que usemos cada vez mais alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura. Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos.
Etapas do congelamento:
  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18 C, e por até 3 meses
  • Nunca recongele os alimentos.
Congelamento de frutas:
As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Separe as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.
Congelamento de Hortaliças:
Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na prolifetação de bactérias.  O branqueamento é a lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
Congelamento de Carnes:
As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser separados em quantidades que vão ser consumidas.
Congelamento de Alimentos Pré – Preparados:
Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente. Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.
Alimentos que não devem ser congelados:
Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.
Descongelamento:
Os alimentos devem ser descongelados sempre no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, onde o alimento deve estar sob embalagem adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER