Seguidores

sábado, 6 de agosto de 2011

Sopa e cremes para aquecer a noite




À noite, quando as temperaturas caem no inverno, as pessoas ficam ávidas por alternativas para esquentar o corpo. Além dos chás, chocolates quentes e taças de vinho, os caldos e cremes surgem como boas pedidas para aliviar o frio e alimentar com qualidade. “Por ser quente e rico em água, a sopa ajuda na tarefa de saciar o apetite porque o calor do caldo dá uma sensação reconfortante e sinaliza para o cérebro que uma refeição completa foi feita. E, nos dias mais frios, quando as pessoas tendem a tomar menos água, também é uma boa forma de hidratação”, diz a Dra. Tamara Mazaracki, médica formada pela Unirio (RJ) e especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).


Além de esquentar o corpo e mantê-lo hidratado no inverno, as sopas podem ser uma boa oportunidade para incluir verduras e legumes que muitas pessoas não curtem comer regofados ou em forma de salada. “Vale colocar tudo na panela e, depois de pronto, bater no liquidificador. Uma bela sopa cremosa “disfarça” os vegetais e hortaliças, que são consumidos sem maiores problemas”, diz Tamara.


Para preparar um caldo que sirva como uma refeição completa, é preciso mesclar diversos ingredientes: os de baixo teor calórico (legumes e verduras), uma proteína (carne, frango, peixe ou ovo) e um carboidrato com alto teor de fibras (feijões, lentilha, arroz integral, aipim, inhame ou milho). “Nunca é demais lembrar que uma sopa de legumes ajuda a desintoxicar o organismo de alimentos pesados e excessos cometidos nesta temporada fria”, fala Tamara.


A médica e nutróloga Tamara Mazaracki diz que é preciso definir o papel da sopa na refeição, que pode ser leve, tipo uma entrada, ou funcionar como prato principal. Tudo vai depender dos ingredientes utilizados. “Um caldo de legumes simples deve ter a função de entrada e serve para minimizar o apetite, mas não pode ser usada como prato principal. Se pegarmos esta mesma sopa e acrescentarmos além dos legumes, como couve-flor ou brócolis, cebola e cenoura, mais um pedaço de peito de frango desfiado e duas colheres de sopa de quinua, lentilha ou arroz integral, teremos um prato que vai saciar a fome, e continua sendo pobre em calorias, mas rico em nutrientes, perfeito para o jantar”, diz.


Complementos ricos em calorias
Especialmente em rodízios, os acompanhamentos para os cremes, sopas e caldos são de dar água na boca. Mas é preciso ficar atento aos ingredientes, já que uma simples colher de sopa de queijo ralado vai contribuir com 65 calorias. Outros complementos calóricos são os croutons (pão torrado em cubinhos) com 75 calorias e creme de leite com 40 calorias por uma colher de sopa de 15g. “Uma maneira de driblar estas calorias é substituir o creme por leite semidesnatado ao preparar a sopa”, recomenda Tamara, que diz que o hábito europeu de colocar vinho na sopa não é problema, mas também soma calorias ao prato.

Confira, a seguir, quatro receitas equilibradas e deliciosas que farão até seus convidados ficarem satisfeitos.

RECEITAS


Creme de palmito e couve-flor
 
Rende: 2 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes
1 colher (de sopa) de manteiga
1 cebola média picada
1 dente de alho picado ou amassado
1 colher (de café) de sal
2 palmitos fatiados em rodelas
4 ramos médios de couve-flor bem picados
300 ml de água fervente
1 colher (de chá) de maizena
1 copo (200 ml) de leite frio
2 gemas batidas
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho na manteiga até dourar. Adicione o sal, o palmito e a couve-flor, refogando-os ligeiramente para dar gosto, e junte a água fervente. À parte, dilua a maizena no leite frio, acrescente as gemas batidas e os temperos, e junte a mistura ao refogado. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Corrija o sal se necessário e sirva imediatamente.


Creme de abóbora com hortelã

Rende: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
250 g de abóbora ou moranga descascada e picada
1 colher (de café) de sal
1 xícara (de chá) de leite semidesnatado
1 cebola pequena picada (ou ½ cebola média)
1 colher de sopa de hortelã picada
Pimenta do reino a gosto
6 folhas de hortelã

Modo de preparo
Coloque em uma panela a abóbora, o sal, o leite e a cebola. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia, mexendo de vez em quando. Corrija o sal se necessário e acrescente a pimenta. Misture e retire do fogo. Transfira a metade da sopa para o liquidificador e junte a hortelã. Bata por um minuto e despeje na panela com a sopa restante. Misture bem, sirva e enfeite com folhinhas de hortelã.


Caldo Verde
 
Rende: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
1 batata média
1 colher (de café) de sal
1 colher de sopa de azeite
½ litro de água
1 linguiça calabresa pequena, defumada e cortada em rodelas
1 xícara (de chá) de couve manteiga cortada em tirinhas bem finas

Modo de preparo
Em uma panela coloque a água, a batata cortada em cubinhos, o sal e o azeite. Cozinhe até a batata ficar bem macia (por 15 a 20 minutos). Espere esfriar e bata tudo no liquidificador. Coloque a mistura na panela, acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. Sirva imediatamente com um fio de azeite no prato.


Sopa de Legumes com Frango
 
Rende: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
1 chuchu
1 cenoura
1 maço de agriões lavado, escorrido e picado
1 tomate
1 dente de alho
½ cebola média ou 1 cebola pequena
1 colher (de café) de sal
200g de peito de frango cozido e desfiado
½ litro de água
6 ovos de codorna cozidos e cortados ao meio

Modo de preparo
Leve ao fogo o peito de frango com os demais ingredientes cortados em pedaços pequenos. Espere ferver e deixe cozinhar em fogo lento, com a panela tampada, por 15 a 20 minutos. Corrija o sal se necessário. Se preferir a sopa mais cremosa bata no liquidificador. Sirva e enfeite com os ovinhos de codorna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER