Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

Comida contra a gripe

Fuja de gripes e resfriados com a ajuda da alimentação e das “bactérias boas”

 

 

É só o frio dar os primeiros sinais que a garganta começar a pegar, o nariz a escorrer e a cabeça a doer. As doenças de inverno sempre dão as caras nas estações mais frias, mas o culpado não é somente a temperatura baixa. A alimentação tem um papel fundamental para quem deseja manter a saúde durante o ano inteiro. Os alimentos probióticos, como iogurte e leite fermentado, podem dar uma força a mais para quem quer se proteger da gripe e de resfriados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe afeta cerca de 600 milhões de pessoas por ano. No Brasil, estima-se que o vírus da gripe infecte entre 10 milhões e 18 milhões de pessoas a casa ano. Para não fazer parte dessa estatística, você pode recorrer aos alimentos probióticos, que exercem efeitos benéficos no organismo e auxiliam no combate às doenças de inverno. “Pesquisas indicam que o consumo de probióticos pode reduzir os sintomas, a duração e a intensidade da gripe em adultos saudáveis”, diz Silvia Araújo, nutricionista funcional de São Paulo.

Para ela, uma alimentação saudável no dia a dia, reforçada com a ingestão de probióticos e exercícios, é a chave para um inverno tranqüilo, sem a interferência de doenças. “em vez de tomar vitamina C sem prescrição médica, o melhor é recorrer às fontes naturais: os alimentos”, afirma. “A alimentação é a melhor forma de obter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo”.

Boas novas para os idosos
Outra boa notícia chegou para melhorar a vida dos idosos. Um estudo publicado em abril deste ano pela revista científica Vaccine, e realizado pelo Instituto Pasteur, de Paris, apontou que o consumo de probióticos também ajuda a amenizar os efeitos colaterais da vacina da gripe em idosos. “Pessoas da terceira idade podem aumentar seus níveis de anticorpos e reforçar o sistema imunológico com a ingestão de probióticos”, diz. “O consumo de 200 a 300 ml diários bastam para ter essa ajuda”, recomenda a nutricionista.


Um comentário:

  1. Ai preciso melhor minha alimentação então, ultimamente a gripe anda me perseguindo rs
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER