Seguidores

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Combatendo a flacidez

Além das rugas e marcas que surgem no corpo com o avanço da idade, outro indiscreto sinal de que o tempo não para é a flacidez da pele. Por mais que se tente esconder o problema, quando menos se espera ele passa a ser indisfarçável. Mas a uma alimentação saudável pode ajudar. Ela é uma aliada importante da pele, freando sua perda de elasticidade e a deixando mais firme.

A flacidez aparece com o envelhecimento das células, principalmente depois que a produção de colágeno e elastina –duas substâncias responsáveis pela sustentação da pele – diminui. Não dá para impedir o processo, mais comum em mulheres do que em homens devido a alterações hormonais como as da menopausa. Mas é possível desacelerá-lo.

A nutricionista Sheila Mustafá, de São Paulo recomenda a ênfase no consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajudam diretamente na formação do colágeno, como laranja, acerola, os brotos de feijão e alfafa. “Por ser rico na substância resveratrol, que tem poder antioxidante, o suco de uva é outra boa opção”, indica a nutricionista. Além de preservar tecidos e órgãos por mais tempo, os antioxidantes retardam o envelhecimento do organismo como um todo.    

A perda de sustentação da pele está relacionada ainda ao histórico familiar da pessoa, à falta de exercícios físicos e ao hábito de tomar sol sem a devida proteção. “Tanto que a flacidez é mais comum no rosto, nas mãos e no pescoço, isto é, nas áreas mais expostas à luz solar”, aponta Sheila.

Assim, além de se precaver buscando uma atividade física e usando filtro solar, conheça alguns alimentos que você pode acrescentar à dieta por terem vitaminas e minerais que auxiliam no combate à flacidez da pele. Se pretender obter parte dessas substâncias por meio de suplementos vitamínicos, o melhor é procurar pela orientação de um médico ou nutricionista:

Vitamina E:
um dos mais eficazes antioxidantes, atuando na proteção também contra os danos causados pelos raios solares. Ajuda na redução de marcas, dificultando a desidratação e fortalecendo a pele. Encontrada em folhas, óleo de milho, semente de girassol, avelã, nozes, entre outros.

Cobre:
reforça as fibras de colágeno e elastina. Presente em amêndoas, castanha-do-pará, frutas secas, frutos do mar e grãos integrais.

Vitaminas do Complexo B:
entre as vitaminas do grupo, a B12 dá uma aparência saudável à pele, sendo encontrada em frutos do mar e laticínios, por exemplo. O mesmo efeito é observado com a vitamina B1, presente em alimentos como nozes, aveia, ovos e passas.

Silício:
com o avanço da idade, o nível desse mineral se reduz nas camadas da pele, deixando-a mais fraca, o que facilita o surgimento de rugas e marcas também. Alimentos ricos em silício, como salsa, frutas secas, manga, nabo, avelã e banana previnem esses efeitos e fortalecem a elasticidade da pele.

Vitamina A:
além de ser antioxidante e ajudar no combate a espinhas, sua ação melhora a elasticidade da pele. É encontrada em agrião, couve, cenoura, mamão, manga, damasco e batata doce.

Receita de suco para ajudar a evitar a flacidez

Confira a receita do suco indicada pela nutricionista:

1 fatia média de abacaxi
5 folhas de hortelã
1 col. chá de raiz de gengibre picada
1 punhado de broto de alfafa
12 uvas pretas
½ xícara de mirtilo ou framboesa
2 castanhas do Pará

Bater bem no liquidificador e beber sem coar.

Custom Editora
Especial para o Terra




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana