Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os benefícios da sopa



Quem não gosta e uma sopinha nesse friozinho?  Eu particularmente aaaaaaaadooooooorooooooooo.
Um prato rústico e simples. Assim é a sopa, uma das primeiras refeições preparada pelos humanos. Ela entrou para o nosso cardápio assim que o homem aprendeu a esquentar a água para cozinhar os alimentos. Servida como entrada ou prato principal, pode ser elaborada com os ingredientes mais comuns ou até mesmo com iguarias dignas de um rei. E convenhamos, não há nada mais gostoso do que saborear um caldo quentinho quando o frio aparece.


Além do sabor, as sopas também estão repletas de nutrientes. É o que afirma a nutricionista carioca Débora Villar. “Quando se cozinha legumes e vegetais, a maior parte dos nutrientes fica na água”. De acordo com ela, as sopas que mantêm a água de cozimento são particularmente ricas em sais minerais. “Elas costumam ser ricas em magnésio e ter poucas calorias”, afirma.


 As vantagens do alimento não param por aí. Se servida no início da refeição como uma entrada, a sopa ajuda a controlar o apetite para os itens mais calóricos depois. “A sopa preenche o estômago, o que faz com que a pessoa coma menos no segundo prato”, diz a nutricionista.


Quando o assunto é se ela faz engordar ou emagrecer, Débora diz que tudo depende dos ingredientes utilizados. “Indico o uso de um alimento construtor, como carne ou ovos, um energético, como o macarrão e o trigo, e um regulador, como a couve e a cenoura”, explica. De qualquer forma, é preciso saber que nem todos os legumes e verduras são pouco calóricos. “As sopas feitas com legumes como batata-doce, batata, cará, inhame e mandioca tendem a ter mais calorias”, diz. Atenção também às sopas que levam queijo. “As sopas feitas com ementhal, gorgonzola e pecorino devem ser evitadas por quem quer perder peso”.


A nutricionista recomenda que você tome sopa sempre que quiser, em uma das refeições. Porém, ressalta a importância de que uma das refeições do dia leve alimentos sólidos. “Salvo nas dietas aonde o alimento exclusivo é a sopa, deve-se comer também alimentos sólidos para contribuir para a formação do bolo fecal”.


3 comentários:

  1. Nossa Rô, eu sumi daki neh?
    Na verdade nem sabia que vc tinha mudado o foco do seu blog... que relapsa eu!

    Obrigada pelo carinho de sempre, bjão.

    ResponderExcluir
  2. flor, eu não recebi ainda o seu e-mail, vê lá, eu te mandei outro e-mail, me responde lá tá!
    e PARABÉNS mulher.... quero ver a resenha dos prêmios viu... rsrs

    Bjuss
    Blog Moça Bonita

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô! Estou conhcendo seu blog agora! E adorei esse post! Mto legal essa dica saudável!
    Já estou te seguindo ok!
    Aproveito pra te avisar que tah rolando um sorteio lá no blog!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER