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quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os benefícios da Quinoa


A quinoa ou quinua (Chenopodium quinoa) é um grão proveniente da região dos Andes, que possui alto poder nutritivo, ou seja, possui proteína de alto valor biológico devido aos aminoácidos essenciais presentes, possui fibras que estimulam o funcionamento do intestino e previnem alterações metabólicas, não contém colesterol e ainda conta com a presença de inúmeras vitaminas e minerais. Além disso, esse grão não contém glúten e lactose.

A ONU (Organização das Nações Unidas) considera a quinoa como o alimento perfeito devido sua excelente qualidade nutricional.

Informação nutricional em 100g de quinoa crua:
Calorias (kcal) 335
Carboidratos (g) 68
Proteínas (g) 13
Lipídeos (g) 5
Fibras (g) 6
Cálcio (mg) 101
Fósforo (mg) 334
Ferro (mg) 9,50
Magnésio (mg) 210
Potássio (mg) 740
Sódio (mg) 19
Zinco (mg) 3,3
Cobre (mg) 1,1
Manganês (mg) 2,3
Tiamina ? Vit B1 (mg) 0,2
Riboflavina ? Vit B2 (mg) 0,4
Niacina ? Vit. B3 (mg) 2,9
Ac. Pantotênico - Vit. B5 (mg) 1,1
Vitamina E (mg) 2,6

Vale ressaltar que a quinoa não é fonte de Vitamina B12 e ferro heme (o tipo de ferro melhor absorvido pelo nosso organismo), cujas principais fontes são os alimentos de origem animal. Sendo assim, a carência de B12 e Ferro causam anemia.

Como consumir?
Seu consumo é muito indicado para quem busca uma alimentação saudável e podemos usá-la de diversas maneiras.

Da quinoa podemos comer tanto o grão quando a folha. As folhas podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido da mesma forma do arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

Além disso, pode-se obter a farinha de quinoa, que por sua vez é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, bolos, biscoitos, entre outros.

Quais são os benefícios para a saúde?
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora o quadro glicêmico, ajudando assim no controle, tratamento e prevenção do Diabetes;
  • Por ser fonte de magnésio, participa da produção de energia, da contração muscular, da
    manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos;
  • Ajuda no controle da pressão arterial e saúde das artérias;
  • Por ser rica em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, diminui o colesterol sanguíneo e previne aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis;
  • Controla a retenção hídrica e conseqüentemente melhora o quadro de celulite e inchaço;
  • Melhora significativamente a aparência da pele, aumentando a viscosidade, diminuindo a formação de acnes e outros processos inflamatórios;
  • Por ser fonte de zinco, aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos;
  • Ajuda na prevenção de problemas articulares e ósseos;
  • Atua na melhora do quadro de TPM em mulheres;
  • Por ser fonte de Tiamina, favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia ofuncionamento do Sistema Nervoso, apresentando melhora no quadro de memória ecognição;
  • Contém substâncias antioxidantes que interrompem as reações em cadeia dos radicais livres que danificam as células. Atua na manutenção do tecido epitelial e previne danosas membranas celulares;
Quanto consumir da quinoa para termos esses benefícios para a saúde?

1 colher de sopa ao dia já traz uma serie de benéficios. Mas para quantidades individualizdas procure um nutricionista. Ele incluirá a quinua dentro de um plano alimentar equilibrado direcionado as suas nescesidades nutricionais e respeitando sua individualidade.

Amei os benefícios da quinoa, mas ainda não experimentei, e vocês meninas já experimentaram?




5 comentários:

  1. Olá!

    Pasando para agradecer a usa visita lá no blog e tb para conhecer seu blog, alias lindo!!
    Estou te seguindo!!

    Bjos; Janini S.C

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

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  2. Eu adorei seu blog e já estou seguindo viu.
    Sim meu blog ta diferente porque estou participando de uma brincadeira mas logo ele volta ao normal, ta.
    Vou ficar te esperando por lá viu.
    Meus cantinhos:
    http://plantaodabeleza.blogspot.com/
    http://coloridas-artes.blogspot.com/

    Te admiro de montão viu.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss simara
    _| |_................

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rô!
    Vim agradecer a visitinha no meu bloguinho e dizer que gostei muito de tudo que vi por aqui... Tô super seguindo tbm.
    Volta sempre que quiser, viu!

    Bjão

    |MaBe|

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  4. eu nunca ouvi falar nisso
    rsrsrs

    Obrigadinha pela visitinha!

    Beijos flor

    Karine

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  5. Já ouvi falar naravilhas deste grão. Inclusive já comprei em forma de farinha mas não gostei, da próxima vez comprarei em forma de grão q será melhor.

    bjos,

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Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana