Seguidores

domingo, 29 de maio de 2011

Cuidando da pele no inverno

Ele aí está em força e se este ano vem mais frio que o habitual, não quer dizer que não traga consigo a chuva e com esta vários problemas. É altura para nos preocuparmos em resguardar esse órgão tão sensível que é a nossa pele.

Todos os dias a pele, em especial a do rosto, é sujeita ao desgaste, à poluição e às agressões do meio ambiente e se no Verão tomamos especial cuidado no que respeita às agressões do Sol, que envelhece prematuramente a pele, muitas das vezes no Inverno esse cuidado não é tão rigoroso como deveria ser.

Mal a temperatura desce, a pele seca começa a sentir os primeiros efeitos do frio, ficando gretada e mais sensível, a pele mista fica ainda mais ressequida e mesmo a pele oleosa pede ajuda. Uma forma de saber se a sua pele é sensível ao frio é verificar que esta fica avermelhada quando é exposta a baixas temperaturas e o melhor neste caso é munir-se de cremes específicos para o seu tipo de pele, com ingredientes e fórmulas calmantes. A maquilhagem pode, também aqui, ser uma ajuda essencial.

Convém aplicar uma base fluída e hidratante que sirva como barreira protectora, e que ao mesmo tempo irá disfarçar a vermelhidão do rosto. Por outro lado, alguns tons de sombras como os avermelhados ou lilases devem ser evitados no caso de estar constipada ou com os olhos vermelhos.

Antes de sair de casa, dedique alguns minutos para aplicar um creme protector no rosto e nas mãos e espalhe um creme ou leite corporal hidratante para evitar a pele ressequida e gretada e à noite aplique um óleo de banho, para evitar manchar o vestuário. Se vive em zonas realmente frias, não se esqueça ainda de um creme de contorno de olhos tanto de manhã como à noite.

Para além do inimigo natural que são as condições ambientais a que temos de nos submeter, outras agressões existem que podem ser controladas, como acontece com o estilo de vida que levamos, e que pode enfraquecer e danificar as células da pele, a exposição a luzes intensas e aos raios de televisão e de computador, que podem também envelhecer prematuramente a pele, e que com alguns cuidados suplementares podem ser evitados ou diminuídos, nomeadamente mantendo uma distância regular dos seus emissores.

Para diminuir os efeitos das intempéries no seu rosto deve ter sempre à mão na sua mala um creme hidratante e nutritivo para rosto e mãos e um batom de cuidado para os lábios gretados ou secos. E se pensa que é ‘carga a mais’ lembre-se de que a sua pele irá agradecer-lhe estes cuidados extra.


Bjks


Rô Santaa

Um comentário:

  1. Ro, com certeza esse é um cuidado necessário, e deixo um recadinho para as hidratadinhas de 20 aninhos, que se acham que não precisam disso agora, lembrem que vai fazer toda a diferença agora, e que qualquer cuidado que possa ter com a sua pela nunca é demais! Eu nunca acreditei nisso, mas hoje, embora tenha apenas 31, sinto que deveria ter tomado alguns cuidados!
    Obrigada pelas dicas!
    Xeros!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana