Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas para conservar a maquiagem

Especialistas ensinam como conservar a maquiagem

Sim, maquiagem também tem prazo de validade e pode estragar caso seja conservada inadequadamente

Sombra esfarelada, rímel grosso e batom quebradiço. Esses são alguns sinais de que já está na hora de trocar os produtos. Há quem não saiba, mas a maquiagem também tem prazo de validade. “A maquiagem vencida pode causar infecções, alergias e irritações”, explica a diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner.

Em geral, a validade da maquiagem é de dois anos. “Mas claro que esse prazo pode sofrer alguma alteração. Depende de como os produtos são usados e guardados”, afirma a gerente de treinamento da Jequiti Cosméticos, Isabel Cristina de Andrade.

Guardar a maquiagem em local adequado é um dos principais procedimentos para conservá-la em bom estado. Gaveta de armário, nécessaire e caixa de plástico são soluções simples. “O melhor armazenamento é sempre ao abrigo da luz, calor e umidade. O banheiro não é um bom local porque há umidade no ambiente”, aconselha Marselha Tinelli, gerente de maquiagem da marca O Boticário.

Outro hábito comum entre as mulheres – e contraindicado pelos especialistas – é emprestar a maquiagem para uma amiga. “É perigoso compartilhar, pois todas as secreções estão envolvidas nos produtos e pode haver contágio de alguma doença”, comenta a dermatologista. Especialistas dão dicas de uso e conservação:- Lave o seu pincel de maquiagem sempre que perceber algum tipo de sujeira, cheiro estranho ou excesso de pigmento. Segundo Isabel, os produtos devem ser lavados com xampu ou sabonete líquido neutro e água fria. “Nunca aperte e lave sempre no sentido das cerdas. Isso garante uma vida maior ao produto”, ensina o maquiador Ramon Braz, do salão Marcos Proença. “Não é legal usar secador também. Melhor deixar secar naturalmente. Uma vez perdi vários pincéis porque as cerdas derreteram com o calor do secador.”

- Prefira pincéis (e não os dedos) para aplicar ou retocar o batom pastoso. Além de ser mais higiênico, o pincel confere aos lábios a verdadeira cor do produto.

- Na hora de usar o rímel, em vez do movimento de sobe e desce no frasco, é melhor fazer um movimento giratório dentro da embalagem. Isso impede a entrada de ar, que acaba ressecando o produto.

- Há mitos de que uma sombra umedecida irá fixar mais. Na verdade, isso só ajuda a estragar o produto antes da hora, as sombras ressecam e ficam mais esfareladas.


2 comentários:

  1. Oi Rô!

    Valeu a matéria sobre a maquiagem! Meu rímel sempre endureçe antes de acabar... e antes eu colocava soro fisiológico pra render um tempinho mais...

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, amo maquiagem, e agora sei pq meu rimel tinha vida curta!!!!!
    Passando pra fazer uma visitinha!!!! Mil bjussss

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana