Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas para conservar a maquiagem

Especialistas ensinam como conservar a maquiagem

Sim, maquiagem também tem prazo de validade e pode estragar caso seja conservada inadequadamente

Sombra esfarelada, rímel grosso e batom quebradiço. Esses são alguns sinais de que já está na hora de trocar os produtos. Há quem não saiba, mas a maquiagem também tem prazo de validade. “A maquiagem vencida pode causar infecções, alergias e irritações”, explica a diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner.

Em geral, a validade da maquiagem é de dois anos. “Mas claro que esse prazo pode sofrer alguma alteração. Depende de como os produtos são usados e guardados”, afirma a gerente de treinamento da Jequiti Cosméticos, Isabel Cristina de Andrade.

Guardar a maquiagem em local adequado é um dos principais procedimentos para conservá-la em bom estado. Gaveta de armário, nécessaire e caixa de plástico são soluções simples. “O melhor armazenamento é sempre ao abrigo da luz, calor e umidade. O banheiro não é um bom local porque há umidade no ambiente”, aconselha Marselha Tinelli, gerente de maquiagem da marca O Boticário.

Outro hábito comum entre as mulheres – e contraindicado pelos especialistas – é emprestar a maquiagem para uma amiga. “É perigoso compartilhar, pois todas as secreções estão envolvidas nos produtos e pode haver contágio de alguma doença”, comenta a dermatologista. Especialistas dão dicas de uso e conservação:- Lave o seu pincel de maquiagem sempre que perceber algum tipo de sujeira, cheiro estranho ou excesso de pigmento. Segundo Isabel, os produtos devem ser lavados com xampu ou sabonete líquido neutro e água fria. “Nunca aperte e lave sempre no sentido das cerdas. Isso garante uma vida maior ao produto”, ensina o maquiador Ramon Braz, do salão Marcos Proença. “Não é legal usar secador também. Melhor deixar secar naturalmente. Uma vez perdi vários pincéis porque as cerdas derreteram com o calor do secador.”

- Prefira pincéis (e não os dedos) para aplicar ou retocar o batom pastoso. Além de ser mais higiênico, o pincel confere aos lábios a verdadeira cor do produto.

- Na hora de usar o rímel, em vez do movimento de sobe e desce no frasco, é melhor fazer um movimento giratório dentro da embalagem. Isso impede a entrada de ar, que acaba ressecando o produto.

- Há mitos de que uma sombra umedecida irá fixar mais. Na verdade, isso só ajuda a estragar o produto antes da hora, as sombras ressecam e ficam mais esfareladas.


2 comentários:

  1. Oi Rô!

    Valeu a matéria sobre a maquiagem! Meu rímel sempre endureçe antes de acabar... e antes eu colocava soro fisiológico pra render um tempinho mais...

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, amo maquiagem, e agora sei pq meu rimel tinha vida curta!!!!!
    Passando pra fazer uma visitinha!!!! Mil bjussss

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER