Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuidados com a pele negra


Sabemos que a pele negra possui mais vantagens do que a pele mais clara. Maior proteção aos raios solares e resistência aos efeitos do envelhecimento são uma dessas. A pele negra e morena tem mais melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra os efeitos do sol (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros), mas não podem dispensar o uso de filtro solar.

Outra característica dessa pele, é que ela é mais espessa, ou seja, mais resistente e elástica, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas ou marcas de expressões. Além dessas vantagens, as mulheres negras podem se esnobar pelo fato de não terem celulite! Como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor.

Mas essas características não livram a pele negra de sofrer outros problemas dermatológicos. A melanina pode proteger a pele do sol, mas por conta dela, podem surgir manchas inconvenientes. Isso ocorre porque a melanina tende a escurecer regiões da pele que sofreram alguma agressão, como queimaduras, acnes, cirurgias, depilações, peeling, entre outros. Outra substância em abundancia na pele negra é o colágeno, que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, depois de tratamentos estéticos.

A pele negra também está sujeita ao melasma, manchas escuras que aparecem no rosto, que na maioria das vezes está ligada á gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou radiação solar, que causam grande desconforto.
Por isso deve-se ter cuidados antes de fazer algum tratamento estético.

Depilação: Pode-se realizar qualquer método de depilação, mas é preciso observar se ocorre algum tipo de irritação. Perceba se há aparições de pontos vermelhos ou se os pêlos encravam com facilidade. Se alguns desses sintomas aparecerem, troque o método de depilação, pois essas partes irritadas podem se transformar em manchas pretas, muito difíceis de tirar.
Se você quer fazer depilação definitiva, certifique-se que o laser usado é específico para peles negras e morenas;

Cicatrizações: Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. Consulte um dermatologista para saber como evitar esse problema.

Manchas no rosto: Não use produtos prontos, como ácidos ou clareadores de farmácia para tentar remover manchas no rosto. A melhor forma de evitá-las é fazendo o uso de filtro solar 8 dia a dia, algumas vezes, porém, esse problemas pode ser genético. Consulte um dermatologista para avaliação.
Cuidados com o corpo:Na hora de se tratar, a pele deve passar por cuidados diários, como lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos para a pele, não oleosos e pouco irritantes para não causar acnes e foliculite (vermelhidão em locais onde o pêlo está encravado). É importante que use sabonetes líquido ou a base de glicerina,

A pele negra tem tendência em adquirir cores esbranquiçadas, provocadas pelo atrito da pele com roupas, sandálias, e outros, aparecendo sinais de vitiligo (doença no grupo das discromias, é um problema freqüente em peles mais brancas também, mas pela diferença de tonalidade entre a pele negra e a ausência de total de pigmentos, causado pelo vitiligo, acaba sendo mais destacado nesse tipo de pele), por isso, recomenda-se também, hidratação e esfoliação uma vez por semana, para e remoção de células mortas e proteção á pele

Para ter uma pele saudável, evite banhos longos e quentes e usar loção hidratante logo em seguida, principalmente nos cotovelos, joelhos e pés, onde normalmente ficam esbranquiçados quando secos.

De acordo com Liane Junqueira Mazarone, médica consultora da Benessere Clinic, produtos com as substâncias desengordurantes como hamamélis, extrato de melaleuca e sálvia são fundamentais para a pele negra.

Fonte: Portais da moda

Um comentário:

  1. Passei para conferir e sou a primeira seguidora...eba
    Boa sorte nesse novo blog, bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER