Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como engravidar e se manter linda

Ao engravidar, é quase unânime entre as mulheres a preocupação com a aparência. Ganhar alguns quilos e ter que abandonar algumas técnicas de estética pode apavorar as gestantes. Mas não se preocupe, pois, mesmo o período inspirando cuidados, é possível se manter bela e não mudar tanto o visual.
Os primeiros três meses da gestação são os que requerem mais cuidados e, por isso, a maior parte das técnicas de beleza deve ser deixada de lado, como tingir os cabelos, fazer progressiva ou depilar com cera. “Alguns procedimentos não são invasivos e, provavelmente, não são maléficos à saúde da mamãe e do bebê, mas indicamos que a paciente evite para não correr nenhum risco”, alerta o Dr. Mauro Grynszpan, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Joana.
Passado o período de atenção, a mulher pode voltar a fazer algumas coisas que estava acostumada. Vale lembrar que o bebê ainda no útero recebe todos os estímulos da mãe e aquilo que é absorvido pelo corpo dela, portanto evite químicas e se mantenha linda com seu bebê saudável.
Cabelos
De acordo com Dr. Mauro, no primeiro trimestre a mulher deve deixar de tingir os cabelos. O couro cabeludo tem alto poder de absorção e a amônia presente nos corantes pode chegar ao feto e prejudicá-lo. “Mas a partir do terceiro mês, ela pode tingir, preferencialmente com xampu tonalizante ou fazendo reflexo com proteção do couro cabeludo”, indica.
Outro procedimento comum entre as mulheres é a progressiva. Este deve ser deixado de lado durante toda a gravidez, já que possui uma química muito forte e agressiva ao organismo do bebê.
Unhas
Cuidar das unhas na gravidez é completamente liberado. Manter a cutícula feita, as unhas pintadas e realizar os cuidados que está acostumada não prejudica a mãe nem o feto. As mãos ficam expostas o tempo todo e as mulheres costumam cuidá-las. Na gestação não precisa ser diferente. “Algumas pacientes pedem até para fazer as unhas antes do parto. Alguns dias antes e com esmalte clarinho não há problema”, explica Dr. Mauro.  
Pele
Tratamentos de pele que envolvam ácidos ou outros cosméticos agressivos devem ser evitados. Aqueles que cuidam da acne e são mais naturais, como os que utilizam vapor, por exemplo, são completamente liberados. O médico indica que a mulher consulte o ginecologista, mas não faça nenhum procedimento que não esteja acostumada sem orientação.
Maquiar-se é permitido ao longo de toda a gestação. A única restrição fica por conta de técnicas de maquiagem definitiva, como as que desenham a sobrancelha. A química da tinta pode ser prejudicial e deve ser evitada.
Corpo
Depilar está liberado também, mas as técnicas que utilizam cera podem ser evitadas nos primeiros meses. Segundo o ginecologista, se o profissional for qualificado e a mãe se sentir à vontade, é provável que o procedimento não cause nenhum dano à saúde da mulher e do bebê, mas para que não cause preocupações, o melhor é deixar de fazer por algum tempo.
Mas o cuidado que a mulher mais deve buscar durante os nove meses para se manter bonita e saudável está relacionado com o corpo. Manter um ritmo de exercícios moderados é importante. “Caminhar ou praticar qualquer exercício sem muito impacto que lhe dê prazer é muito interessante. A mulher não ganha quilos em excesso, elimina celulites e cuida da saúde. A maior preocupação sempre está relacionada com o ganho de peso, portanto a atividade física é a melhor forma de se manter bonita e não comprometer o seu bem-estar”, afirma Mauro.


3 comentários:

  1. Fiquei boba com a parte da depilação, não sabia e nunca imaginei q poderia ser prejudicial. Nossa!!
    Gostei da matéria!!!

    bjos,

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, qdo chegar minha vez ja vou ficar sabendo de td hehehe
    Bjs e uma ótima semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi ro ...ah vc deve estar lindona então heim...tem que se cuidar mesmo...bjihos valeu pela dica....

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER