Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Não sofra de véspera e viva mais feliz

O dia mal começou e você já está preocupada com a lista de tarefas que tem para entregar. Nesse meio tempo, a única frase que passa pela sua cabeça é “não vai dar tempo”. Correm as horas e você está à espera daquela decisão importante que pode mudar tudo e, sem perceber, já começa a problematizar o seu dia a dia em cima dos inúmeros “e se”, sem ao menos considerar as outras possibilidades. É mais ou menos assim que funciona a cabeça do ansioso, aquele que sofre de véspera.

O que muita gente não sabe é que este problema, aparentemente banal, pode ter consequências sérias na vida não só de quem sofre com a ansiedade, mas de quem convive com o ansioso. “O ansioso não se contenta em não saber o que vai acontecer, por isso começa a problematizar de antemão o que gera situações de estresse em seu convívio e daqueles que o cercam no dia a dia”, explica Dayse Maria Mota, psicoterapeuta do Hospital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Prejudicial aos relacionamentos
O grande problema é que, em geral, pessoas que sofrem de ansiedade e não conseguem contornar o problema estão rodeadas por relacionamentos frágeis, desgastados com o tempo. Isso serve tanto para relacionamentos afetivos, como sociais e profissionais. Por isso, controlar a ansiedade quando ela gera sofrimento é tão importante.

Para buscar ajuda, porém, é importante saber que tipo de ansiedade é a sua. E ela se divide em dois tipos: a que causa sofrimento, e a que não causa, mas gera um incômodo. “No primeiro caso, o melhor tratamento é aquele feito via psicoterapia para aliviar o sofrimento de quem não consegue curtir a vida de deixar os acontecimentos tomarem seu curso natural”, explica Dayse.

Agora, quando o problema não é tão grave, ou seja, quando não causa sofrimento nem para o indivíduo nem para os seus pares, mas ainda assim atrapalha, recomenda-se incorporar à rotina do dia a dia, atividades prazerosas, entre elas, exercícios físicos e atividades lúdicas que tirem o foco do “problema” e permitam ao indivíduo ansioso manter a concentração em outra atividade.

Atividades físicas e lúdicas
Atividades como jardinagem, artesanato, pintura, marchetaria, crochê e tricô são alguns exemplos de ‘trabalhos manuais’ que exigem concentração e foco. “Além dos exercícios físicos que liberam endorfina no organismo, tais atividades são capazes de tirar, principalmente as mulheres da rotina de ansiedade”, explica Dayse.

E a prática tem fundamento científico. A sensação de alegria e bem-estar causada no organismo após a prática de uma atividade lúdica que exige concentração é provocada pela diminuição dos níveis de cortisol - hormônio ligado ao sentimento de estresse no trabalho - ao mesmo tempo em que se elevam os índices de serotonina no cérebro, secreção geradora de bem-estar e felicidade.


Um comentário:

  1. oi ro adorei seu post..verdade amiga...sair da rotina é tudo pra nós....amo fazer trico,é minha especialidade....isto me encanta de um jeito magnifico...qto atividades fisicas ...confesso que sou preguiçosa demais.hehhe..mas preciso disto tbm...bjinhos se cuida heim

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER