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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cardápio que faz bem para pele

Saiba o que deve entrar e sair da dieta de verão

Ricos em vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras e sais minerais, alguns alimentos são catalisadores de energia que ativam todo organismo deixando o corpo saudável e bonito.  Esse processo acontece de forma mecânica e inteligente, ou seja, o corpo sabe exatamente o que precisa para funcionar. Mas e você, será que sabe?

A grande maioria parece não se preocupar com o que põe no prato, exceto quanto chega o verão. A má notícia é que, em curto prazo, dieta nenhuma faz milagre. Mas, aproveitar o calor para começar a comer melhor é a solução para manter o corpo sempre bonito, na opinião de Maurício Pupo, professor de Cosmetologia e Diretor da Ipupo Consult.

O cosmetólogo afirma ainda que muitas pessoas desconhecem o que um alimento pode trazer de positivo e negativo a sua saúde. Um exemplo? Um inocente petisco em vez de fornecer nutrientes saudáveis para o organismo pode provocar reações alérgicas entre outros malefícios mais graves a pessoas suscetíveis.

Equilíbrio que faz bem
É por tudo isso que o consumo dos alimentos deve ser variado, colorido, em porções moderadas, para que os nutrientes essenciais sejam absorvidos pelo organismo de forma equilibrada e segura, ou seja, livre de riscos de contaminação e excesso. “Pois, assim como a falta de algum item, o exagero também pode desestabilizar o organismo e a saúde”, diz Maurício Pupo.

Está em dúvida sobre o que colocar no prato? Veja abaixo alguns dos alimentos mais encontrados na mesa dos brasileiros que podem trazer vantagens e desvantagens à saúde e à beleza:

Frutas Legumes e Verduras
• Mamão
Vantagens: Rico em vitamina C e betacaroteno, que é a forma vegetal da vitamina A, responsável por regenerar a pele. Quando aplicado no rosto deixa a pele mais fina.
Desvantagens: Pode causar dermatite em alguns indivíduos suscetíveis.
Consumo: Um mamão médio fornece mais que o dobro de vitamina C da IDR - Ingestão Diária Recomendada.

• Morango
Vantagens: Excelente fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras. Além de fornecer bioflavonóides, que são substâncias anticancerígenas. A vitamina C ajuda a revitalizar a pele envelhecida, clarear manchas e deixá-la mais firme.
Desvantagens: Pode provocar alergias em muitas pessoas. Assim como o ácido oxálico presente no alimento, reduz a absorção de minerais e pode agravar problemas de cálculo renal ou vesical.
Consumo: Aproximadamente um copo da fruta contém a quantidade de vitamina C sugerida pela IDR. Os alfa-hidroxiácidos, em especial o ácido cítrico encontrado no morango, agem como esfoliantes, tornando a pele mais macia.

• Cebola
Vantagens: Ajuda a reduzir o nível de colesterol e a coagulação do sangue, além de baixar a pressão arterial. Muito rica em quercetina, um poderoso agente cicatrizante.
Desvantagens: Pobre em nutrientes, pode causar inchaço e gases. O consumo do alimento cru causa mau hálito e faz a pele exalar um cheiro desagradável.
Consumo: Uma xícara de cebola fervida tem aproximadamente 200mg de potássio. Pode ser aplicada sobre cicatrizes para melhorar sua aparência.

• Beterraba
Vantagens: Fonte de ácido fólico, fibras e potássio. Além de ser pobre em calorias, possui substâncias fitoquímicas que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. A ignorada vitamina C da beterraba é uma importante arma contra o envelhecimento da pele.
Desvantagens: As pessoas propensas a desenvolver cálculos renais ou gota devem evitar as folhas da beterraba, pois são ricas em oxalatos, que formam cristais e contribuem no seu desenvolvimento.
Consumo: Uma xícara do alimento contém 35mg de vitamina C, quase 80% do que é recomendado para uma mulher adulta. O importante é usá-la crua e ralada, pois o cozimento destrói toda vitamina C.

• Brotos (Feijão, Alfafa e Brócolis)
Vantagens: Ricos em ácidos fólicos, fonte de proteínas, vitaminas B e ferro.
Desvantagens: Os brotos de alfafa podem provocar uma crise de sintomas em pacientes acometidos de lúpus.
Consumo: Poucos cumprem o protótipo de alimento saudável. Portanto, são necessárias cinco xícaras de brotos de alfafa para um resultado de consumo ideal.

• Repolho
Vantagens: Excelente fonte de vitamina C, pouco calórico e rico em fibras; pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos causados pelo estrogênio.
Desvantagens: Pode provocar distensão abdominal e flatulência.
Consumo: Ingerir em quantidade moderada, o indicado é xícara de chá por dia.

Alimentos de origem animal
• Carne bovina
Vantagens: Principais fontes de proteína de alta qualidade e diversos nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12.
Desvantagens: Contém gordura saturada que aumenta o nível de colesterol no sangue, além de aumentar o risco de desenvolver câncer de cólon entre outros.
Consumo: Fonte de proteína de alta qualidade. Apenas 115 gramas oferecem mais de 100% da IDR.

• Aves
Vantagens: Excelente fonte de proteínas, vitamina A e B e sais minerais.
Desvantagens: Suscetível à contaminação por bactérias.
Consumo: Mais rica em proteínas e com menos gordura que a carne bovina.

• Ovos
Vantagens: Rico em vitaminas e proteínas do complexo B e boa fonte de vitaminas A e D, zinco e ferro.
Desvantagens: As gemas contêm alto teor de colesterol; podem causar alergia alimentar e abrigar a bactéria salmonela, que traz riscos de uma intoxicação alimentar, se não for bem cozido.
Consumo: Para as pessoas que possuem refeições ricas em colesterol, e também, aquelas que já possuem colesterol alto, o indicado é consumir o alimento de três a quatro vezes por semana.

Laticínios
• Leite e derivados
Vantagens: Uma excelente fonte de cálcio, vitamina A, B12 e D. Assim como, os laticínios de baixo teor de gordura são ricos em proteínas.
Desvantagens: Leite integral e creme de leite contêm gordura saturada, além de muitas pessoas serem alérgicas a lactose.
Consumo: Recomenda-se que sejam consumidas duas ou mais porções de leite por dia. Uma porção é equivalente a uma xícara.

• Queijo
Vantagens: Alto teor de proteína e cálcio.
Desvantagens: Alto teor de gorduras saturadas e sódio, e alguns podem desencadear uma crise de enxaqueca ou outra reação alérgica em pessoas suscetíveis.
Consumo: Consumir com moderação, apenas em algumas ocasiões.

Bebidas
• Chá
Vantagens: É uma bebida estimulante, refrescante e praticamente sem calorias se tomado puro. Além das substâncias antioxidantes e os bioflavonóides, que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrames; o tanino protege contra problemas dentários. É indicado para pessoas que possuem acne e pele oleosa, pois estudos mostraram que o chá verde efetivamente pode combater a acne inflamatória. Desta forma, também ajuda a reduzir a oleosidade da pele, a cicatrização e combate o envelhecimento.
Desvantagens: O tanino diminui a absorção de ferro, se a bebida for consumida junto às refeições. Tem efeito diurético e pode causar insônia nas pessoas sensíveis a cafeína.
Consumo: Um estudo revela que o risco de sofrer um derrame foi reduzido em aproximadamente 70% nos homens que bebiam cinco ou mais xícaras de chá preto por dia. Pode ser usado como uma loção tônica que após o preparo, guarda-se na geladeira todos os dias antes de deitar. Quanto mais concentrado melhor.

• Café
Vantagens: Estimula o sistema nervoso central. Além de ser usado para combater a queda dos cabelos. Segundo descobertas recentes, a cafeína, o principal componente do café, é um poderoso agente antiqueda. Pois, combate não só a ação do hormônio masculino, a testosterona, que leva à queda dos fios, como também, estimula o crescimento.
Desvantagens: Dificulta o adormecer e prejudica a qualidade e quantidade do sono. Aumenta a excreção de cálcio.
Consumo: Consumir moderadamente, pois pode ocasionar diversos problemas como: infertilidade, problemas cardíacos, perda óssea e colesterol. O café sem açúcar, massageado antes de dormir, no couro cabeludo, ajuda no crescimento do cabelo; na manhã seguinte, enxágue com seu xampu preferido.



Um comentário:

  1. ah ro que valiosa estas dicas..adorei..mas fiquei triste pelo café...menina sou louca por café...tomo duas vezs por dia ou tres depende do meu momento..mas não fico sem café...ah meu Deus....vou tomar um só xixara..prometo...ou duas talvez atardinha...hehehe..bjinhos ro bjinhos férteis

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Bjs
Rô Santana