Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quais os problemas que afetam os cabelos no inverno?

Falta de controle. Essa sensação é uma das mais comuns quando o inverno chega e você não consegue manter seus cabelos bonitos. Isso porque alguns probleminhas bem típicos da estação acabam afetando a estrutura e, consequentemente, a aparência dos fios. Saber identificar esses fatores e tratá-los é essencial para manter as madeixas lindas e saudáveis.

“Cuidar dos cabelos requer paciência, mas não é difícil. É possível evitar problemas comuns no inverno, como o ressecamento excessivo, raiz oleosa, pontas duplas e desbotamento com tratamentos no salão e também em casa”, diz a cabeleireira Vivian Moutinho, de São Paulo.

Hidratação, máscaras de fortalecimento, cortes de manutenção e o uso de água em temperatura adequada são apenas alguns dos cuidados que ajudam muito a tratar os fios nos dias frios – e que trazem resultados garantidos. A seguir, confira a lista dos cinco principais inimigos dos seus cabelos e aprenda a lidar com eles.


FrizzCabelos arrepiados e com frizz – efeito causado pela estática e que deixa os fios de cabelo em pé – são fatores decorrentes principalmente da quebra dos fios. Potencializados pelo excesso de umidade do inverno e outros elementos externos, como vento, temperatura baixa e até a poluição, impactam diretamente na estrutura e aparência dos cabelos que, por conta das pontas duplas, ficam desgrenhados e difíceis de controlar.

Para contornar esse problema, evite sair de casa sem que os fios estejam completamente secos, exatamente para evitar o choque térmico e a quebra. Mantê-los hidratados também ajuda e usar um truque extra é super indicado. “Aplique produtos específicos de finalização, como leave-in, pomada modeladora ou gotas de silicone. Eles ajudam a manter os fios baixos e protegem contra a umidade”, diz Vivian.


RessecamentoA primeira medida que tomamos quando o inverno chega é aumentar a temperatura da água do banho. Embora seja confortável, essa alternativa prejudica muito os cabelos: a oleosidade natural dos fios é removida, deixando a raiz desprotegida e causando o ressecamento imediato.

Para evitar que isso aconteça prefira sempre a água morna, pois ela vai manter intactas as defesas naturais do couro cabeludo. Outra dica é hidratar: tomar bastante água é essencial para a hidratação da pele, do couro cabeludo e para o bom funcionamento do organismo como um todo.


OpacidadeOnde foi parar o brilho? Se seus cabelos estão opacos e desbotados, a culpa também pode ser da estação. Menos hidratados nessa época do ano, os fios ficam com as escamas abertas e deixam de refletir a luz natural.

Para tratar o problema, opte por banhos de hidratação a cada 15 dias, use creme para pentear e seque bem os cabelos – da raiz às pontas – antes de sair de casa. Colorir em salões de beleza especializados ajuda a dar um up no visual.


OleosidadeQuando o frio chega, perdemos automaticamente a coragem de lavar os cabelos diariamente. E, embora, isso não seja um problema imediato, já que transpiramos menos nos dias gelados e os cabelos não parecem sujos à primeira vista, pode culminar em um maior armazenamento de óleo. A partir daí, aumentam as chances de quadros de descamação, coceira e até a caspa.

Para evitar que isso aconteça, lave sempre os cabelos com água morna e tente não passar as mãos nos fios durante o dia. Gorros, chapéus e outros acessórios devem ser usados intercaladamente. Pomadas e finalizadores de efeito seco ajudam deixando os fios perfumados e com uma boa aparência por mais tempo sem lavar.


Volume extraSentiu que seus cabelos estão mais volumosos e rebeldes nos dias frios? Mais uma vez a culpa é da umidade: ela abre as escamas dos cabelos deixando-os mais grossos e com frizz. Controlar o penteado fica mais difícil e, para quem tem franja, tudo piora. “É comum sentir que a franja está em pé e mais cheia no inverno. Usar secador de cabelos e finalizar com uma boa pomada, além de abusar da hidratação é muito importante”, opina Vivian. Nunca dormir de cabelo molhado, usar pentes e escovas de madeira – que diminuem o atrito – e apostar em bons finalizadores, fazem toda a diferença.

Lascritta
Especial para o Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER