Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cuidando dos nossos pés



Quando o inverno chega, nos preocupamos em manter o corpo todo aquecido, principalmente os pés. Abusamos das meias, de todos os tipos – esportivas, sintéticas, de lã – e não damos trégua aos sapatos fechados: botas, coturnos, sapatilhas bem quentinhas e tênis forrados são palavra de ordem durante os dias frios do ano. Como se não bastasse, na hora do banho a água quente do chuveiro dá a sensação de relaxamento que a gente precisa para se sentir aquecido e confortável.
Mas será que, além de protegidos do inverno, os seus pés estão saudáveis? A resposta, provavelmente, é ‘não’. Muito mais que esquentar, você precisa higienizar, secar e hidratar seus pés corretamente e todos os dias, principalmente quando o friozinho se aproxima.
“Os cuidados com os pés devem ser intensificados no inverno, principalmente no que diz respeito à secagem e hidratação. Manter as unhas bem aparadas e cortadas no formato correto também é importante para evitar problemas como frieiras, micoses ou descolamentos”, diz a podóloga Rosângela dos Santos, de São Paulo.
Ela explica que a propensão a quadros desse tipo aumenta nos dias frios porque o excesso de calor causado pelas meias e sapatos abafa os pés impedindo que a transpiração se dissipe. Assim, a união entre umidade, calor excessivo e falta de claridade favorecem a proliferação de fungos. Em geral, esses fungos causam o descolamento das unhas, que se assemelha a uma micose e precisa ser tratado, assim como as frieiras – rachaduras entre os dedos –, e até unhas encravadas.
Previna-se
A limpeza é o primeiro passo para manter seus pés bonitos e saudáveis. Prefira sempre água morna e use sabonete neutro e anti-bactericida, privilegiando os espaços entre os dedos. Depois, seque muito bem com uma toalha e deixe os pés respirarem, sem meias, por pelo menos 30 minutos. O passo seguinte é usar um hidratante específico para a área e, se for o caso, lançar mão de produtos recomendados para tratamento, caso você apresente algum tipo de problema na sola e nas unhas.
“Procurar um profissional de podologia uma vez por mês ajuda a evitar danos, a identificar riscos à saúde dos pés e também a mantê-los saudáveis, hidratados e bonitos”, recomenda Rosângela. Confira mais dicas e coloque-as em prática hoje mesmo.
- Lave e seque muito bem os pés depois do banho;
- Evite ficar descalço em banheiros públicos;
- Não use sapatos apertados;
- Prefira as meias de algodão;
- Não corte as unhas rente demais e prefira o formato quadrado;
- Evite o uso de esmaltes constantemente. As unhas também precisam respirar;
- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER