Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sete dicas para ter unhas de princesa


Dermatologista ensina como mantê-las limpas e lindas


Unha bem cuidada, ou seja, limpa e enfeitada, faz toda a diferença no visual de uma mulher. Além da questão estética, que é primordial nos dias de hoje, ainda é preciso lembrar que a correta higienização protege contra o acesso de bactérias e elementos nocivos ao organismo. “As unhas, muitas vezes, são a porta de entrada do corpo humano. Por isso, é importante ressaltar a importância de mantê-las bem cuidadas e limpas”, diz a Dra. Cláudia Chaim, dermatologista da Clínica Stesis, em São Paulo.


Na manicure, o primeiro passo, mais do que conhecido por todas as mulheres, é fazer questão de que os alicates sejam esterilizados. “Também é importante orientar as profissionais para que não retirem muito da cutícula, por mais que afirmem que é bem pouquinho. Isso porque é pela cutícula que podem entrar germes e bactérias”, esclarece a médica.


Outra recomendação de Cláudia Chaim é em relação ao comprimento das unhas. “Por mais lindas que sejam, resista à ideia de ter unhas grandes, pois não são higiênicas”, comenta. Mas isso não quer dizer que você precisa cortá-las rente à carne. De acordo com a dermatologista, “o tamanho ideal é menos de meio centímetro da parte branca, que é onde, de fato, cresce a unha”.


Confira, a seguir, sete dicas para manter as unhas bem cuidadas.


Luvas: lave sempre a louça com luvas, pois isso evita o ressecamento que o atrito com a água e o sabão cria e que, consequentemente, enfraquece a unha.


Hidratação: use creme hidratante sempre nas mãos e nas unhas, principalmente depois do contato com água e sabão. Uma ótima ideia é sempre um creme na bolsa para usá-lo durante o dia. Outra dica importante é também fazer uso sistemático de gel antisséptico para garantir a limpeza


Cutículas em ordem: existem produtos especiais que minimizam a aparência das cutículas ressecadas. Com isso, não é necessário tirá-las com alicate toda semana.


Formato redondo: peça para a manicure lixar a unha de maneira redonda para não criar cantos. Isso dificulta a proliferação de bactérias.


Limpeza: quem não abre mão das unhas grandes deve limpá-las com bicarbonato de sódio com uma escova de dente ou bastões de algodão.


Fortalecimento: óleo de amêndoas e casco de cavalo são muito bons para o fortalecimento das unhas. Quem tem unhas fracas pode tomar Arovit ou complexo de vitamina B. Mas, antes, consulte um dermatologista.


Não à acetona: não utilize acetona para remover o esmalte e, se possível, passe um creme antes, que suaviza a ação do removedor próprio deste tipo produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana