Seguidores

sábado, 9 de julho de 2011

Alimentos contra o estresse

O estresse está cada vez mais presente no dia a dia de quem mora nas grandes cidades. Trânsito, poluição, metas a cumprir, excesso de competitividade são algumas das causas. Mas, a exemplo dos exercícios físicos e das atividades de relaxamento, uma dieta equilibrada pode amenizar os efeitos da doença.

No trabalho, por exemplo, tomar café para relaxar é um hábito frequente – e um dos piores. Isso porque a cafeína é um estimulante, e causa efeito contrário ao pretendido. Para diminuir a irritação e o nervosismo, a nutricionista Erica Bertevello, de São Paulo, recomenda priorizar outras bebidas.


“Suco de laranja, de acerola ou limonada são as melhores escolhas”, explica. “É que a vitamina C presente nessas frutas é antioxidante.” De acordo com ela, os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres, um dos causadores do estresse.


“Alimentos mais nutritivos do que os tradicionais biscoitinhos que acompanham o café também ajudam, pois a má alimentação gera radicais livres”, ensina a nutricionista. Ela recomenda o preparo de lanches naturais em casa que possam ser levados ao escritório, de preferência acompanhados de saladinhas.


Confira outros alimentos que ajudam a diminuir o estresse:


Soja:
contém o hormônio fitoestrógeno, presente também em leguminosas como feijão e lentilhas, com alto poder antioxidante. Uma caixinha de suco à base de soja é uma boa opção em lanches no trabalho. No almoço, que tal carne de soja pelo menos uma vez por semana?

Suco de uva:
outra bebida capaz de substituir o café , pois contém a substância resveratrol, que reduz a ação dos radicais livres e, consequentemente, do estresse. Após o expediente, se você não for dirigir, uma pequena taça de vinho também ajuda.

Abóbora:
fonte do antioxidante betacaroteno. Cenoura, beterraba, mamão, manga e batata doce também são ricos na substância.

Óleos vegetais:
são ricos em vitamina E, substância que prepara o corpo para lidar melhor com o estresse das células, como o causado pela gripe. Além do azeite, você pode temperar sua salada com um pouco de óleo de girassol ou de milho.


Um comentário:

  1. Ando muito estressada amiga, preciso consumir mais esses alimentos rs.
    bjs e ótimo domingo!
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER