Seguidores

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os cuidados com a balança no inverno

 

 

 

No frio, nosso desejo por gorduras, açúcares e carboidratos em geral aumenta.

Quando o inverno se aproxima, todo cuidado é pouco para que os graus a menos no termômetro não se transformem em quilinhos a mais na balança.

É que, com o frio, tendemos a ter mais desejo por alimentos ricos em gordura e açúcar, como explica a nutricionista Simone Oku, de São Paulo. Segundo ela, são eles que dão mais energia, ajudando o organismo a se aquecer. “Mas isso não justifica o abuso no consumo desse tipo de comida no inverno”, ela destaca.  

Além dos chocolates quentes, fondues e outras delícias típicas da estação, em relação às quais todos já estamos mais ou menos prevenidos, outros pratos muito comuns no inverno também podem encerrar armadilhas calóricas. É o caso das sopas e caldos quentinhos e reconfortantes. De acordo com a nutricionista, é comum essas receitas agregarem muitos ingredientes ricos em carboidratos sem que a gente perceba. “É preciso ficar atento às quantidades de itens como arroz, batata e mandioquinha na tigela”, ela alerta. Se a sopa for muito densa, Simone recomenda dispensar o pão que geralmente a acompanha. Talvez perca um pouco da graça, mas é uma precaução que ajuda na boa forma.
 


A nutricionista recomenda ainda investir nas verduras e legumes quentes, refogados ou cozidos, para garantir o suprimento de vitaminas, minerais e fibras deixado para trás junto com as saladas e as frutas, que não apetecem tanto nos meses mais frios. Simone lembra também que há condimentos que têm o poder de nos aquecer e são bastante recomendáveis no inverno. Estão neste caso, por exemplo, o gengibre e a pimenta, que causam uma sensação de calor agradável já na hora em que são consumidos. “O gengibre também é conhecido por conter substâncias capazes de reforçar o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados”, completa a nutricionista.
 

 

Um comentário:

  1. Oi, Rô!

    No inverno nosso apetite fica muito maior, mas é difícil resistir às delícias do inverno.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER