Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O microondas é um aliado melhor do que se pensava



Além de ser prático e rápido, o eletrodoméstico evita a perda de nutrientes durante o preparo ou aquecimento dos alimentos.  Ou seja, facilita a vida e ainda colabora na elaboração de pratos mais saudáveis.

Para muitas pessoas, a utilização do forno microondas era apenas sinônimo de praticidade e rapidez, principalmente no momento de esquentar aquela comida guardada no tupperware, descongelar a carne ou, ainda, aquecer a mamadeira da criança.

Mas, na hora de preparar as receitas, o fogão convencional é que é sempre o carro-chefe.  Porém, estudos mostram que esse preconceito de cozinhar no forno de microondas precisa ser revisto.

Isso porque, ao contrário do que se imagina, é exatamente o fato de o eletrodoméstico aquecer e cozinhar mais rapidamente que auxilia na preservação das vitaminas e minerais dos alimentos, explica a nutricionista Wanessa Santos, da consultoria de Nutrição e Saúde Sprim Brasil,de São Paulo.  Outra explicação é a  quantidade de água, que é maior em preparaçõesrealizadas no fogão,favorecendo a perda dos nutrientes.
O método de condução de energia do microondas também mantém as vitaminas intactas, afirma.

De acordo com Wanessa,pesquisas mostram que quantidades elevadas de vitamina C e do complexo B (que são hidrossolúveis, ou seja, se diluem na água) se perdem com facilidade quando os alimentos são preparados no fogão conve ncional.  Um estudo feito com o bolo de laranja (rico em vitamina C) mostrou maior perda no forno convencional,em comparação ao microondas.  O feijão também tem seu valor de proteína mais preservado quando feito no aparelho.

Que utensílios usar no microondas?

Para que a praticidade combine com a segurança, é necessário utilizar os utensílios adequados para esse fim,cujas caracteristicas vêm descritas no rótulo da embalagem.
Os recipientes mais adequados para cozimento e aquecimento são vidro, cerâmica e porcelana.
Plástico, papel e isopor podem ser usados, mas só para aquecer o alimento, porque em preparações mais longas, corremo risco de pegar fogo,causar faíscas,.  Para aquecer a comida do bebê de maneira rápida, podem ser usados aqueles potinhos industriais, mas sem por a tampa.  De acordo com o tipo de preparo, algumas receitas devem ser tampadas.  No entanto, é importante que sempre tenha uma pequena abertura pra saída de ar.  Existe no mercado tampas próprias para esse uso.

Bjks

4 comentários:

  1. Nem adianta a sra tentar me convencer a usar só o fogão pq a comida perde nutrientes no microondas q não vai adiantar kkkk
    Eu sei, eu sei, mas não sei o q seria de mim sem o talzinho.
    Pra vc ter idéia, meu gás chega a durar 8 meses de tanto que uso eletroportáteis, e o microondas com certeza é o mais usado.
    Mas essa matéria é ótima, eu amei!
    bjks e ótima terça

    ResponderExcluir
  2. Olha amiga eu uso bastante o microondas, e realmente é um aliado..beijocas

    ResponderExcluir
  3. Forças, você tem uma amiga aqui no seu cantinho. Aliás, adoro o seu blog! Muito fofo, e me identifico com muitas coisas que você fala... Espero você no meu cantinho também, viu? Tenha uma linda quarta-feira! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeeei o post..hiper interessante..show mesmo...

    E que honra visitar seu cantinho..hiper criativo..parabens

    Bjinhuus
    Taly e Emily
    http://mamaedeprimeiraviagem2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER