Seguidores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuidado com os pés



No verão todos se preocupam com os pés. A razão mais forte para que isso aconteça é uma maior exposição, dias de sol céu azul pedem roupas e sapatos arejados. A aparência saudável e bonita acaba sendo uma exigência pois ninguém quer colocar uma sandália mostrando pés maltratados, ressecados e sem cuidado.

O que fazer no inverno? Já que não estarão tão expostos, já que a elegância dos dias de inverno inclui sapatos e botas fechadas, salto alto, bico fino. Não esqueça que o uso constante pode provocar o aparecimento de unhas encravadas e joanetes. O que vale ressaltar é que não são seus pés que devem se adequar aos calçados e sim os calçados aos seus pés. O popular chulé ( bromidrose) ocorre pela transpiração e falta de ventilação. Na higiene dos pés é importante lembrar que quando lavados os dedos devem ser muito bem secos, a troca de meias deve ser diária. Um sapato fechado num pé que transpira muito é uma porta aberta para a aparição de micoses e proliferação de fungos comuns também nessa época do ano.
Os diabéticos devem ter um cuidado especial. É preciso verificar a coloração da pele do pé e a sua temperatura, ao menor sinal de mudança é recomendável procurar um médico. As seqüelas na circulação periférica pode ser dolorosa, mas a neuropatia diabética que causa insensibilidade pode progredir de forma silenciosa, por isso é necessária uma rigorosa observação.

O importante é lembrar dos nossos pés não só quando os sintomas já nos incomodam muito, mas manter a assepsia constante e ter a consciência de que nossos pés devem ser tratados com tanto carinho quanto nosso corpo. Hidratar os pés, massagear, higienizar é função obrigatória de todos nós, existem muitos produtos no mercado que tem preços acessíveis e que trazem um bem estar constante. Não se esqueça

Dicas para ter pés sempre saudáveis
* Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.

* Nunca fique descalço em banheiros públicos.

* Evite o uso de sapatos apertados.

* Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.

* Use meias de algodão.

* Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.

* Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas. As unhas não podem ser aparadas muito rentes.

* Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.

* Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.

* Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.

* Você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais. Faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.

* Procure andar descalço sempre que possível.

* Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.

* Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.


2 comentários:

  1. Ultimamente ando tão relaxada com os pezinhos, compro tudo mas não uso , nada. afe!!
    Ótimo estímulo este post.

    bjos,

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana