Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como usar lenços e cachecol





Curingas para todas as estações, lenços podem ser amarrados na cintura como cinto, na cabeça e, principalmente, no pescoço. "Se ventar muito ou chover dá para amarrar no cabelo; se esfriar, dá para usar no pescoço; se esquentar, vale amarrar no passante da calça como se fosse cinto. Ele pode ser o nosso melhor amigo", afirma Cristina Zanetti, personal stylist da Oficina de Estilo.

Na hora de escolher, prefira os quadrados - que são mais fáceis de adaptar - feitos de tecidos com caimento leve e tamanho proporcional. Isso evita volume extra. Por isso, também é preciso ter cuidado para não destacar o que não se quer: lenço no pescoço pede brincos discretos, e quem tem seios fartos deve evitar lenços nessa altura. O mesmo vale para quadris e pescoço.

Seja criativa nas amarrações. Variando as possibilidades, você tem combinações infinitas de visuais. Dá para amarrar na frente, atrás e até do lado. Adote as pontas soltas para alongar o tronco. Aposte no laço para dar um ar elegante aos decotes profundos. Quanto às echarpes, use-as enroladas, sempre folgadas e nunca justas ao pescoço. Abaixo, algumas sugestões de como usar lenços, encharpes e cachecóis:



Na cabeça
Transformados em faixas, lenços e echarpes podem segurar o volume da franja, cobrir completamente os fios no frio ou servir como tiara. Deixe as pontas da echarpe soltas, caindo sobre os ombros, para garantir uma silhueta longilínea. Para fazer a tiara, apóie um lenço fino e comprido na nuca e cruze as pontas no topo da cabeça ou faça uma faixa enrolando um modelo quadrangular. Amarre-as atrás do pescoço. Você também pode juntar as pontas do triângulo com a amarração para cima, num visual pin-up. Outra maneira charmosa é enrolar a echarpe levinha como se fosse um turbante estreito, com o laço na frente.

Na cintura
Dobre-o até transformá-lo em uma faixa, ou enrole fininho e passe pelo cós e prenda na lateral. Outro detalhe que dá um charme extra é fazer um nó no centro, como se fosse uma fivela de cinto. Se preferir, use cinto por cima, mas sempre escondendo as pontas do lenço.

Na bolsa
Dê um colorido às suas bolsas fazendo um nó simples em uma das alças. O tamanho do lenço deve ser proporcional ao do acessório para as pontas não ficarem longas demais. A amarração é indicada em viagens com mudança de temperatura. Além de enfeitar, deixa uma saída para o frio sempre à mão.

No pescoço
Feito gola: faça um triângulo com o lenço no colo e dê o nó atrás do pescoço. Use sobre camisas, por baixo de paletós, com camiseta ou regata. 

Inove no estilo
Étnica: com um lenço quadrado grande, forme o triângulo no colo, mas dê duas voltas e amarre-o de volta na frente, por cima da peça. Essa amarração é muito usada no lenço tradicional palestino, com grafismos e franjas. Por criar volume no busto, é indicada para mulheres de seios médios ou pequenos.

Delicada: dê um nó de gravata bem justo na echarpe e amarre as pontas na nuca. Outra opção é enrolar um modelo retangular fazendo uma espiral. Envolva o pescoço com três voltas e finalize com um nó atrás do pescoço. As echarpes de tecidos leves, como musselina e chiffon, não criam volume. Por isso, podem ser usadas com as pontas soltas, apenas com um nó de lado, para que não pareça uma gravata. O laço mais volumoso é a versão mais romântica. Feito de tecidos nobres, como seda e cetim, ele encara até festas informais e baladas.


Quentinha: Cachecóis mais compridos podem ser usados dobrados ao meio, com as pontas presas dentro dele mesmo, ou enrolados no pescoço com as pontas para frente, trás ou uma de cada lado. Os mais curtinhos podem ser amarrados como uma gravata justa no pescoço e vão bem dentro de decotes e casacos. 


Um comentário:

  1. é muito lindo e chique mesmo usar lenço ou cachecol..beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER