Seguidores

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cuide do colo e abuse dos decotes

Tem gente que nem se lembra dele na hora do banho ou da hidratação, mas o colo – região que fica logo abaixo do pescoço – pode ser muito sensual desde que bem cuidado. Tão sensível quanto a pele do rosto, ele pede atenção especial para que possa desfilar por aí nas estações mais quentes do ano, à mostra em roupas decotadas como vestidos e tops tomara-que-caia. Por isso, nada de cuidar dele como se cuida do resto do corpo, o segredo é tratá-lo tão bem quanto seu rosto.

A explicação é simples. Essa área é tão sensível quanto o rosto e sofre com as agressões externas por estar muito exposta em decotes, mesmo no inverno. Além disso, a pele do colo é mais fina que a do rosto e, por isso, apresenta maior tendência a manchas, sardas e vermelhidão pela ramificação de pequenos vasos, além de demonstrar mais precocemente sinais do fotoenvelhecimento, como enrugamento, ressecamento e até câncer de pele.

Por desconhecimento, o erro mais comum da maioria das mulheres é usar no colo o mesmo hidratante do resto do corpo, quando ele precisa de mais cuidado. “Aplicadas entre uma e duas vezes ao dia, as fórmulas para a região do colo devem conter agentes nutritivos e tensores, como raffermine, matrixyl, vitaminas, ceramidas, colágeno, antioxidantes, entre outros”, explica a Dra. Renata Roxo, dermatologista da clínica Dermagrupo.

Os ingredientes podem ser escolhidos de acordo com a necessidade individual (clareamento ou firmeza, por exemplo) e são essenciais como complemento aos procedimentos realizados em consultório médico, todos para evitar o envelhecimento da pele e mantê-la hidratada, com aparência jovem e saudável. Segundo Renata, o ideal é usar cremes manipulados pelo seu médico e que sejam direcionados ao seu tipo de pele, geralmente as fórmulas para o dia possuem proteção solar e as para uso noturno são mais cremosas.

Tratamentos estéticos
Existem alguns tratamentos estéticos que podem ser realizados na região como o laser fracionado não ablativo, luz intensa pulsada ou peelings químicos superficiais com a intenção de melhorar manchas, vermelhidão e textura da pele. As sessões variam de três a cinco e podem ser feitas mensalmente, segundo a Dra. Isabella Doche, dermatologista da Clínica Dermaplast e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, os cosméticos podem ajudar muito. Hoje, existem no mercado preenchedores a base de acido hialurônico, que diferentemente dos aplicados na face para preenchimento de sulcos e vincos, visam hidratação da pele. Esse tipo de preenchimento, geralmente, é feito em três sessões em intervalos quinzenais. “É preciso tomar bastante cuidado com tratamentos muito agressivos no colo, pois como a pele é mais fina que a do rosto, a cicatrização costuma ser mais lenta”, comenta.

Dicas para o dia a dia
Para ter um belo colo é preciso aplicar filtro solar com FPS de no mínimo 30, sendo sempre duas vezes ao dia. Na praia, o ideal é reaplicar o filtro solar no rosto e no colo a cada 30 minutos e, no corpo, a cada uma hora. Nos dias mais quentes, a dica é aplicar água termal no rosto e no colo, além de refrescar ela mantém a pele hidratada.
Outra dica importante é o cuidado na hora de dormir. Isso mesmo. Ao deitar de lado a tendência natural das mulheres é apertar a região do colo com os seios e os braços. Esse simples movimento, com o passar do tempo, pode ocasionar o surgimento de rugas e marcas de expressão. Uma alternativa sugerida pela dermatologista é colocar um travesseiro no meio dos seios para evitar que eles sintam esse aperto natural.


Fonte site do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz, não saia sem comentar.
Bjs
Rô Santana

FACEBOOK TWITTER